Santa Maria é amplamente conhecida como a “Cidade do Xis”. Inclusive, de forma oficial. Em março de 2024, a Câmara de Vereadores de Santa Maria colocou em lei a atribuição e colocou o Festival do Xis, que teve a primeira edição em 2023, no calendário oficial do município.
O Festival ocorreu em novembro e cerca de 30 mil pessoas circularam pela Rua Dr. Wauthier e puderam provar diversos sabores do xis santa-mariense. Ao todo, 10 lanchonetes e 5 food trucks venderam aproximadamente 13 mil lanches no período.
Na ocasião, houve uma premiação em que o público, que provou as diferentes opções, teve uma missão importante: escolher o “ Melhor Atendimento”, o “Xis mais saboroso”, e o “Xis mais Criativo”. O vencedor, nas três categorias, foi o National Dog.
O estabelecimento nasceu em 1999, com um trailer que fica localizado até hoje na Rua Doutor Bozano, esquina do Calçadão. O National Dog é administrado por Ademir Soares Cavaleiro que, com mais de duas décadas de experiência no ramo, traz consigo um profundo conhecimento e paixão pelo mundo do xis. Ao lado de Ademir, está Andriele Razera, sua esposa, que se dedica a buscar sempre a excelência no atendimento ao cliente.
- O que nos diferencia é a nossa busca incessante por excelência em cada lanche. Nossos insumos são sempre novinhos e frescos, garantindo insumos de qualidade e um sabor inigualável nos nossos lanches. E é claro que precisamos destacar a nossa maionese caseira. Receita que nos acompanha desde a criação do National Dog e que com um ingrediente secreto faz sucesso junto aos nossos clientes - destaca Ademir.
Ele destaca ainda que sua expectativa é sempre alcançar mais clientes, com um atendimento diferenciado e com os melhores lanches. Estão trabalhando para expandir o nosso negócio e, quem sabe, abrir mais uma unidade.
- Santa Maria foi a cidade que nos acolheu desde 1999. Criamos nossas raízes aqui. Ao longo desses anos foi possível acompanharmos o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade. E temos muito orgulho em poder contribuir para a economia e o progresso da cidade. Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a cada um de vocês e a nossa querida cidade, que sempre nos acolheu, e que neste 17 de maio completa seus 166 anos, que este novo ano seja repleto de realizações e oportunidades para todos nós. Vamos continuar a construir juntos uma Santa Maria ainda melhor - completa Ademir.
Conheça a história de outras pessoas que levam Santa Maria no coração:
- Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação
- Rusha, semeando saberes ancestrais
- Cláudia Bassoaldo, uma vida dedicada a docência
- Beto Pires, Santa Maria, a canção do coração
- Érico Flores, representando Santa Maria ao redor do mundo
- Amanda, capítulos entrelaçados
- Enéias Tavares, Santa Maria como inspiração
- Robson Centurião: paixão pelo futebol e por Santa Maria
- Jean-Pierre, uma vida dedicada ao esporte santa-mariense
- Denise Ribeiro não é santa-mariense, mas considera a cidade seu lugar no mundo
- Sonia chegou a cidade já adulta, mas viveu os momentos mais marcantes aqui
- Debora Irineu Gasparetto: "Sou uma santa-mariense apaixonada por minha cidade"